Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia não dá trégua. O Brasil já passa de meio milhão de mortes pela Covid 19 e o número de internações continua alto. 
De acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a ocupação de leitos SUS chega ainda a quase 80% e de leitos privados mais de 90%, números que preocupam as autoridades de saúde. 
Uma alternativa, ainda pouco falada, é a transferência de pacientes, que já não necessitam de cuidados intensivos em hospitais, para clínicas de internação. Clínicas de internação pós Covid são alternativas para aliviar leitos hospitalares, nelas o paciente seguirá com a reabilitação, com foco no tratamento intensivo das necessidades médicas.

Desospitalização

Essa prática é responsável pela retirada dos pacientes dos hospitais e pode trazer muitas vantagens. 
O paciente é tratado com maior conforto e seus familiares são menos expostos ao contato com a doença em visitas ou acompanhamentos, após a licença do médico responsável. Mas o principal diferencial dessa prática é a liberação de inúmeros leitos de hospitais, que poderiam ser usados, inclusive, para atendimento a outras doenças ou traumas. 
Com profissionais capacitados para atender às necessidades de pacientes pós internação por Covid, clínicas como a La Fontana ATS – Clínica de Internação, oferecem atendimento qualificado e personalizado.

Tratamento Personalizado

Conforme conta o dr. Marco Fossati, diretor médico do La Fontana, no local, o tratamento proposto é personalizado, visando a reabilitação total ou parcial do indivíduo, com atenção à melhora funcional e das sequelas causadas pela Síndrome Pós COVID-19. 
“Praticamente todos os pacientes hospitalizados com Covid grave, que necessitaram de tratamento intensivo e prolongado, apresentam alguma sequela ou perda de função. Esses pacientes precisarão de uma atenção especial com tratamento prolongado de reabilitação”, explica. 
Ainda, de acordo com o diretor, a persistência de um ou mais sintomas ou disfunção orgânica pode atingir até cerca de 80% das pessoas que foram infectadas pelo coronavírus.

Tratamento Personalizado

Para isso, nossos profissionais de enfermagem e de outras especialidades são capacitados com foco na reabilitação e nas limitações e disfunções apresentadas por cada paciente, sendo o prazo do tratamento estabelecido após avaliação de uma equipe multidisciplinar. 
“Os pacientes com Síndrome Pós Covid podem apresentar sintomas persistentes relacionados ao sistema nervoso central, ao aparelho respiratório, ao sistema hematológico, cardiológico e de lesões de pele. Apoio psicológico, fisioterapia intensiva, intervenção nutricional e cuidados com as lesões são alguns dos tratamentos propostos, relata Fossati.
A equipe da clínica La Fontana ATS é composta por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Técnicos em Enfermagem, que trabalham em conjunto para prestar o suporte necessário aos pacientes. 
Em sua estrutura, é possível dispor de apartamento único, com isolamento e atendimento de profissionais com todo aparato de equipamentos de proteção individual. Além do atendimento a pacientes pós Covid, a clínica ainda oferece serviços de cuidados de transição por outras doenças, longa permanência e cuidados paliativos.