ATENDIMENTO PACIENTES PÓS-COVID

ENFERMAGEM

A persistência de um ou mais sintomas ou disfunção orgânica pode atingir até cerca de 80% das pessoas que foram infectadas pelo coronavírus. As sequelas, em maior ou menor grau, podem estar relacionadas aos sistemas neurológico, respiratório, cardiovascular, hematológico, dermatológico e psiquiátrico. A síndrome é conhecida como POST ACUTE SEQUELAE of SARS_COV2 (PASC) em inglês. Ainda pouco conhecida, esta síndrome pode ter um impacto importante na saúde pública.

O objetivo do La Fontana ATS – Clínica de Internação é oferecer um tratamento de reabilitação individualizado, pós alta da unidade hospitalar e pré-transferência para o domicílio.

O foco da reabilitação é nas limitações e disfunções apresentadas pelo paciente, sendo o prazo do tratamento estabelecido após avaliação da equipe multidisciplinar.

Os sintomas persistentes estão relacionados a longa batalha contra a infecção viral e suas complicações e os respectivos órgãos e sistemas.

SEQUELAS RESPIRATÓRIAS

A dispneia aos esforços com hipoxemia ou não e diminuição na capacidade pulmonar são queixas frequentes. As características clínicas lembram doença restritiva pulmonar.

HEMATOLÓGICAS

Ainda é incerto por quanto tempo persiste o estado pró-trombótico e de hipercoagulação. Está descrito uma incidência de até 5% de tromboembolismo pós alta hospitalar.

CARDIOVASCULAR

Miocardite está descrita em grande número de pacientes, com gravidades variadas. Dispneia e dor torácica podem ser sintomas frequentes.

NEUROLÓGICO

A prevalência de sintomas neurológicos pós alta hospitalar é alta. Cefaleia, fadiga, anosmia, disfunções cognitivas, alterações de memória, mialgias, ansiedade e depressão (em até 40%).

DERMATOLÓGICO

perda de cabelo (>20%), alterações de pele secundárias a deficiência de vitaminas, escaras por úlceras de pressão.

ÓSTEO-ARTICULARES

Fadiga crônica, perda de massa muscular magra, alterações de marcha e equilíbrio.

  • Toda a reabilitação será focada nos sintomas e disfunções de cada paciente.
  • Paciente com cateter central de inserção periférica (PICC) poderá manter o dispositivo na clínica.
  • Antibiótico em uso parenteral poderá ser mantido na clínica.
  • Feridas e/ou escaras serão avaliadas pela equipe de feridas La Fontana ATS e proposto tratamento.
  • Se paciente em isolamento por germe multirresistente – especificar e será mantido isolamento no La Fontana ATS.
FISIOTERAPIA

Os pacientes pós Covid-19 que chegam ao La Fontana ATS após um longo período de hospitalização e muitas vezes podem apresentam um déficit muscular, pulmonar, de resistência, em muitos casos estão totalmente dependente para atividades diárias. Nossa equipe multiprofissional avalia cada caso traçando uma gestão de cuidado personalizada focando em cada uma das deficiências apresentadas (função pulmonar, força muscular e principalmente funcionalidade). Como Clínica de Transição, nosso objetivo é possibilitar a aquisição da independência para as atividades básicas o quanto antes para que o retorno a sua rotina.

Possuímos um espaço de reabilitação equipado com barras paralelas, escada/rampa e bicicleta ergométrica, assim como halteres, caneleiras, faixas elásticas, bolas, prancha de equilíbrio  para atender nossos pacientes.

A equipe do La Fontana ATS é composta por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Técnicos em Enfermagem que trabalham em conjunto para prestar o suporte necessário dos pacientes.

REABILITAÇÃO NAS ÁREAS

Prancheta 9

Função Pulmonar

Prancheta 8

Força Muscular

Prancheta 7

Funcionalidade

Trabalhamos com Diárias globais, assistência 24 horas por equipe multiprofissional, e adotamos a gestão do cuidado como indicador de resultado customizado para cada paciente até o desfecho clínico.